top of page
Foto do escritorFred Boechat

10 benefícios da Cúrcuma para a saúde.


Com certeza você já ouviu falar sobre os benefícios da cúrcuma para a saúde.

E de fato, a curcumina, o princípio ativo da cúrcuma, é um dos compostos mais pesquisados nos últimos tempos, cujos resultados demonstram potenciais efeitos antioxidantes e antiinflamatórios para o organismo.


A cúrcuma (Curcuma longa), ou açafrão da terra, é uma planta da família Zingiberaceae, a mesma do gengibre, originária da Ásia, mais especificamente da Índia e Indonésia.


Suas propriedades estão na raiz, que é muito parecida com o gengibre, porém de cor amarela. Pode ser consumida in natura, como condimento ou corante em pó, na culinária, ou na forma de cápsulas, devido às suas propriedades terapêuticas.

10 benefícios da cúrcuma para a saúde

A cúrcuma é uma raiz muito nutritiva. Em 5g (1 colher de chá) de cúrcuma em pó, por exemplo, há quantidades significativas de potássio (104mg) e ferro (2,75mg).

Mas o que mais se destaca na cúrcuma é a quantidade de compostos bioativos, dentre eles, a curcumina, responsável pelos benefícios da cúrcuma para a saúde.

Inclusive, um estudo listou os alimentos com maior poder antioxidante e a cúrcuma ficou em 5º lugar, apenas atrás do cravo, orégano, gengibre e canela.

Os benefícios da cúrcuma para a saúde incluem:

1. Ação antiinflamatória: a curcumina atua como um excelente antiinflamatório natural, por isso ajuda a reduzir a inflamação crônica associada à artrite reumatoide, dores nas articulações, colite ulcerativa, doença de Crohn, enxaquecas e doenças da pele, como psoríase e eczema

2. Fortalece a imunidade: as propriedades antioxidantes e antiinflamatórias da curcumina, ajudam a manter a imunidade fortalecida, fazendo com que as células do sistema imune funcionem adequadamente contra patógenos e contra o estresse oxidativo, reduzindo a inflamação e prevenindo doenças como gripes, resfriados e o aparecimento de doenças crônicas (diabetes, câncer, doenças cardiovasculares, Alzheimer, Parkinson, dentre outras).

3. Estimula a produção de antioxidantes endógenos:o organismo tem a capacidade de produzir antioxidantes, como, por exemplo, a melatonina, o hormônio do sono, (motivo pelo qual acordamos renovados depois de uma boa noite de sono). E a curcumina é responsável por estimular o DNA a produzir antioxidantes naturais, como a glutationa, o principal antioxidante endógeno.

4. Previne anemia ferropriva: devido à alta concentração de ferro vegetal, a cúrcuma ajuda a atingir as necessidades de ferro (8mg/dia para homens e 18mg/dia para mulheres), prevenindo anemia, principalmente em pessoas que não consomem alimentos de origem animal, a principal fonte deste nutriente. Portanto, apenas 1 colher de chá por dia representa 15% das necessidades de ferro para as mulheres e 34% para os homens.

5. Combate o desconforto estomacal, gases e indigestão: a curcumina tem propriedades carminativas que estimulam a digestão, ajudando a reduzir sintomas desconfortáveis ​​como inchaço, dor abdominal e constipação.

6. Controla o colesterol: ainda não se sabe por qual mecanismo, mas diversos estudos têm mostrado efeitos positivos da curcumina para o controle do colesterol, quando associada à uma alimentação equilibrada e prática de atividades físicas.

7. Controla a glicemia:a curcumina e diversos outros antioxidantes presentes na cúrcuma que atuam em conjunto, estimulam os canais por onde a glicose passa do sangue para as células, chamados de GLUT 4 (glucose transporter 4). Por isso, adicionar cúrcuma na alimentação pode ajudar a aumentar a sensibilidade à insulina. Esse efeito ajuda, inclusive, a controlar o apetite.

8. Controla a pressão arterial: estudos mostram que a curcumina pode melhorar a função endotelial vascular, que normalmente diminui com a idade. Este atributo melhora o fluxo sanguíneo, o que tem demonstrado efeitos benéficos na regulação da pressão arterial. Além disso, a cúrcuma é rica em potássio, que ajuda a aliviar a tensão nas paredes dos vasos sanguíneos, baixando a pressão arterial.

9. É bom para a saúde do coração: a curcumina bloqueia uma ampla gama de reações bioquímicas envolvidas na hipertrofia cardíaca (aumento das câmaras cardíacas), inflamação, fibrose e prevenção da hipertrofia cardíaca. A curcumina também foi apontada como redutora do excesso de agregação de plaquetas que ocorre no sangue quando em formação de coágulo.

10. É aliada da prática esportiva: praticantes de exercícios físicos de alta intensidade podem ter uma redução da efetividade do sistema imunológico, levando a uma maior suscetibilidade a infecções, o que pode prejudicar a performance. E a cúrcuma, por fortalecer a imunidade, reduzir a inflamação e induzir a produção de antioxidantes endógenos, proporciona o equilíbrio do sistema imune de atletas profissionais e amadores.

Quanto de cúrcuma ou curcumina consumir por dia?

Para obter os benefícios da cúrcuma para a saúde, a quantidade recomendada de curcumina varia entre 500 e 1500mg por dia.

A concentração de curcumina da cúrcuma in natura, ou em pó, varia entre 2 e 5%. Como, em geral, na culinária se utiliza em torno de 1 colher de chá (5g), a ingestão de curcumina será baixa.


Importante ressaltar que a biodisponibilidade da curcumina não é muito alta, mas quando ingerida junto à pimenta preta, como nesse Tempero de Cúrcuma e Pimenta da Puravida, em uma proporção de 10:1 de cúrcuma e pimenta preta, sua biodisponibilidade aumenta cerca de 2000%, como mostrou um estudo.

Quanto tempo leva para perceber os benefícios da cúrcuma para a saúde?

Por menor que seja a dose de curcumina, imediatamente o organismo já se beneficia dos seus compostos bioativos.

No entanto, se você está fazendo uso terapêutico da curcumina, como auxiliar no tratamento de quaisquer condições mencionadas acima, pode levar de 4 a 8 semanas para começar a perceber os benefícios da cúrcuma para a saúde.

Como consumir

A cúrcuma é versátil e muito saborosa, por isso é muito fácil de incluir na alimentação.

Até porque, para perceber os benefícios da cúrcuma para a saúde, é imprescindível que esteja aliada à uma alimentação equilibrada e a prática de atividade física.


Assim, na prática culinária, a cúrcuma pode ser adicionada no arroz, no feijão, nas carnes, nos ovos mexidos, no tofu, em sopas, molhos, legumes assados, e até em doces funcionais, como pudins e ganaches de chocolate.


Inclusive, a cúrcuma é um dos principais ingredientes do curry indiano, e pode ser utilizada sozinha ou em combinação a várias outras especiarias para dar sabor e cor a diversos pratos.

0 comentário

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

ANUNCIE AQUI!

SE VOCÊ ESTÁ VENDO, SEU CLIENTE TAMBÉM  ESTÁ!

Untitled Project1308a09.autosave (1).gif
Ótima (1).png
bottom of page